Ostapenko vs. Kasatkina: uma destas duas miúdas de 19 anos vai ganhar este domingo o 1.º título WTA
Numa altura em que tanto o circuito feminino como o masculino tentam – muitas vezes à força – promover os seus jovens valores, o WTA recebe este domingo uma boa notícia, em Charleston, com a final mais jovem da temporada e logo num torneio de categoria Premier. Nos Estados Unidos, duas miúdas europeias de 19 anos, a letã Jelena Ostapenko e a russa Darya Kasatkina, vão batalhar pelo primeiro título das respetivas carreiras.
Nas meias-finais deste sábado, Kasatkina, que chegou a Charleston numa série de quatro derrotas seguidas mas que já bateu a número um mundial Angelique Kerber por duas vezes em 2017, voltou a mostrar a razão pela qual a terra batida é a sua superfície favorita e derrotou a alemã Laura Siegemund, também ela uma especialista de terra, por 3-6, 6-2 e 6-1, mostrando-se mais esclarecida taticamente e mais forte fisicamente na reta final.
Já o duelo de potência entre Jelena Ostapenko e Mirjana Lucic Baroni acabou por ser totalmente diferente, com a a letã, 16 (!) anos mais jovens do que a croata, a vencer por 6-3, 5-7 e 6-4, ao cabo de 2h07.
Ostapenko e Kasatkina estão ambas à procura do seu primeiro título, mas têm experiências diferentes em finais. A letã já jogou (e perdeu) duas finais, entre elas uma mais importante do que esta, no WTA Premier 5 de Doha, ao passo que Kasatkina é totalmente novata neste tipo de situações. A final de Charleston será o segundo encontro entre as duas jogadoras enquanto profissionais e Ostapenko venceu o anterior.