Osaka e as máscaras com o nome das vítimas: «Queria que as pessoas falassem deste tema»

Por José Morgado - Setembro 13, 2020
osaka-mascara

Naomi Osaka, a campeã do US Open 2020, brilhou dentro e fora do court neste torneio. Dentro das quatro linhas, venceu sete encontros rumo ao seu terceiro título do Grand Slam; fora dele, foi uma verdadeira ativista contra a violência policial e discriminação racial, um tema que está muito quente na sociedade norte-americana e que se tem alastrado a todo o Mundo.

A cada encontro do US Open, Osaka utilizou uma máscara com o nome de uma vítima e, questionada sobre se a sua mensagem passou durante este torneio, a japonesa de 22 anos respondeu… com uma questão. “Qual foi a mensagem que você recebeu? A pergunta é mais essa. O objetivo era que as pessoas falassem deste tema”, confessou a japonesa.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/saqueevoleio/status/1304921771259330561

Em conferência de imprensa, a japonesa voltou a falar sobre o tema. “Quanto mais encontros ganhava, mais nomes de pessoas trazia na minha máscara. Como estava na bolha, tive tempo para ler muitas coisas, para pensar talvez em demasia sobre cada uma dessas pessoas, dessas histórias.”

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/usopen/status/1304925545587789824

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt