Osaka cai sem mágoa: «O meu pior ano é o melhor ano de alguém»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 5, 2025

Pela primeira vez na carreira, Naomi Osaka perdeu nas meias-finais de um torneio do Grand Slam. A japonesa caiu numa batalha fantástica com Amanda Anisimova, mas manteve-se de cabeça erguida e garantiu que faz um balanço positivo desta temporada até agora.

SEM MÁGOA

Sinceramente, não estou triste porque sinto que fiz tudo o que podia. Para mim é inspirador porque me faz querer treinar e melhorar e, com sorte, voltar a dar o meu melhor para ver o que acontece. Mas não posso estar chateada comigo mesma.

ANÁLISE À TEMPORADA

Tudo é um processo. Este é o meu segundo torneio com o Tomasz. Tenho de ter isso em conta. Tenho de entender qual é o meu nível, o que fui capaz de alcançar no ano passado. Se colocar tudo em perspetiva, sinto que estive muito bem este ano. Gosto de crescer ano após ano. Até antes deste torneio, já tinha superado as minhas expectativas. O meu pior ano é o melhor ano de alguém. Então só tenho de encontrar forma para enganar a minha mente para que seja positiva.

OPORTUNIDADE FALHA A 4-4 NO SEGUNDO SET

Só se pode viver e aprender e, no meu caso, nem me lembrava disse até mencionarem, pelo que agora estou a pensar nisso. Vim para este encontro a saber que ela é uma das que melhor respondem no mundo. Obviamente, sinto que sou das que melhor servem. É um pouco infeliz, mas não posso dizer que tenha jogado muitos encontros nas meias-finais de um Grand Slam desde que voltei. Ela tem um pouco mais de experiência do que eu.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt