Os números não mentem: eis o crescimento brutal do ténis italiano desde 2020

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 24, 2025
Jannik-Sinner

O ténis italiano vive um momento espetacular. Jannik Sinner é o expoente máximo desse crescimento, mas os resultados estão à vista, seja com as finais de Grand Slam de Jasmine Paolini, os títulos na Taça Davis e na Billie Jean King Cup ou as campanhas vitoriosas em diferentes patamares. E a verdade é que os números não mentem.

Basta olhar para o crescimento concreto dos tenistas inscritos na federação italiana. Em 2020, contavam-se 325.974, mas esse número disparou autenticamente até ao fim de 2024. No final da temporada, estavam inscritos 1.151.769 jogadores, o que mostra bem o efeito exponencial dos resultados alcançados por Sinner e companhia.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt