Open 13 vai ter novo campeão francês
Está confirmado: pela quarta vez em seis anos, o Open 13 vai ter um campeão francês. Gael Monfils e Gilles Simon venceram este sábado os duelos das meias-finais, respetivamente frente a Roberto Bautista-Agut e a Sergiy Staohovsky, e vão disputar pela primeira vez um troféu no circuito profissional.
O primeiro a entrar em court e também aquele que teve a tarefa mais facilitada foi Gael Monfils. Apesar de ter pela frente o quarto favorito à conquista do título, o francês, sétimo pré-designado, mostrou-se bastante sólido do fundo do court e, com 75% de pontos ganhos com o primeiro serviço, eliminou o espanhol com os parciais de 6-4 e 6-2 ao cabo de apenas 64 minutos.
Já o seu compatriota, Gilles Simon, teve e suar durante mais algum tempo para se livrar de Sergiy Stakhovsky, responsável pela eliminação de Stanislas Wawrinka. O quinto cabeça-de-série perdeu mesmo a primeira partida e chegou e esteve a apenas um ponto de ficar também com um break de desvantagem no segundo set, mas aprumou-se nos jogos seguintes e carimbou a vitória em 1h37.
O encontro deste domingo será o sexto na história de confrontos entre Gael Monfils e Gilles Simon, que lidera atualmente por 4-1. Na última vez que ambos entraram em rota de colisão, na edição de 2013 do Open da Austrália, o jogador de 30 anos saiu do court apenas ao fim de uma longa batalha de cinco partidas. Monfils tem atualmente um recorde de cinco finais ganhas num total de 21 disputadas.