Oliveira entra a ganhar em semana decisiva na luta por regresso aos Grand Slams

Por José Morgado - Outubro 25, 2023

Gonçalo Oliveira, número 241 do ranking mundial, viajou até ao Kuwait com um objetivo bem claro: ganhar o ITF M15 de Al Zahra, disputado nas instalações da Academia de Rafael Nadal no país, lideradas pelo português Nuno Marques, e ficar dentro dos lugares de apuramento para o qualifying do Australian Open, que marcaria o seu regresso aos torneios de Grand Slam pela primeira vez desde 2018.

E o portuense de 28 anos… começou com o pé direito. Primeiro cabeça-de-série num torneio onde é o único top 500 presente, Oliveira despachou o qualifier neerlandês Julian DeSousa por 6-1 e 6-2, em 63 minutos, marcando duelo na quinta-feira com Paul Woerner, número 1005 mundial.

Em pares, ao lado de Valentin De Carvalho — derrotado no qualifying –, Oliveira perdeu na eliminatória inaugural.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt