Oliveira conquista maior título da carreira no Challenger de Monterrey

Por José Morgado - Março 8, 2020

Gonçalo Oliveira, portuense de 25 anos que ocupa o 88.º posto do ranking mundial de pares, alcançou este domingo o título mais importante da sua carreira, ao conquistar o troféu de duplas do Challenger 100 de Monterrey, no México, ao lado do polaco Karol Drzewiecki (204.º).

A dupla luso-polaca derrotou na final a parceria cem por cento brasileira composta por Orlando Luz e Rafael Matos, recentemente em bom plano em diversos Challengers, triunfando por 6-7(5), 4-6 e [11-9], em 1h40 de um duelo muito equilibrado, disputando perante algum público no court central em Monterrey, onde também se joga esta semana um torneio WTA.

Este é o nono título Challenger de Oliveira, que já somou troféus ao lado de oito parceiros diferentes, o que também demonstra que o português joga bem… ao lado de quem quer que seja. O esquerdino vai entrar no top 80 ATP de pares, juntando-se a João Sousa (65.º) nessa elite. Se juntarmos os Challengers aos Futures, Oliveira já leva 32 títulos de pares na sua carreira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt