Olhem quem está de volta! Karatsev bate Medvedev e faz história pessoal em Madrid

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 2, 2023

Sê bem-vindo de volta, Aslan Karatsev! O russo, que deixou o mundo do ténis boquiaberto quando chegou às meias-finais do Australian Open sem aviso prévio em 2021, chegou a ser número 14 do ranking ATP, mas uma crise de resultados instalou-se e chegou a Madrid como número 121. Pois bem, Karatsev furou a fase de qualificação e acrescentou mais um passo num caminho brutal para se apurar para os quartos-de-final do Mutua Madrid Open, algo que nunca tinha feito num Masters 1000.

Pelo caminho deixou o compatriota Daniil Medvedev (3.º) naquela que foi a sua primeira vitória diante de um top 10 em quase dois anos. A outra foi precisamente contra Medvedev em Roma’2021, sendo que agora celebrou com os parciais 7-6(1) e 6-4, ao cabo de 1h38. Aslan viu-se a perder por 2-1 com break de desvantagem, mas respondeu imediatamente e estabilizou no serviço até ao tie-break, onde arrasou. Já no segundo set, não enfrentou sequer um break point, tirou o saque a Medvedev e confirmou a vitória.

Karatsev já tem garantido o regresso ao top 100, sendo que agora surge virtualmente no 89.º posto. Mas o russo de 29 anos não quer parar por aqui e agora vai defrontar Taylor Fritz ou Zhizhen Zhang na luta por uma vaga nos quartos-de-final do Mutua Madrid Open.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt