Oh, Canadá! Raonic dá a volta a Tiafoe em Toronto e alcança melhor vitória em três anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 8, 2023

Milos Raonic esteve dois anos sem competir. Passaram-se mais de mil dias sem derrotar um tenista do top 10. Mas a verdade é que o canadiano de 32 anos quebrou esse jejum contra um dos dez melhores do Mundo logo ao quinto encontro desde o seu regresso, ainda para mais perante o calor do público da casa, garantindo um lugar na segunda ronda do Masters 1000 de Toronto.

O antigo top 3 mundial assinou uma impressionante exibição, especialmente no capítulo do serviço, para bater Frances Tiafoe (10.º), com os parciais 6-7(12), 7-6(4) e 6-3, em pouco menos de três horas. Raonic disparou 37 ases — a um do seu recorde de carreira num encontro à melhor de três sets — e soube reagir à perda dramática do primeiro parcial para se agigantar nos momentos mais importantes. Assim, derrota um top 10 pela primeira vez desde Cincinnati, em 2020, quando superou Stefanos Tsitsipas.

Raonic aproveitou os dois pontos de break de que dispôs para fazer a diferença e assim garante uma vaga na próxima eliminatória, na qual tem um encontro perfeitamente ao seu alcance. É que o número 545 do Mundo terá pela frente o japonês Taro Daniel (115.º). Entretanto, Tommy Paul e Miomir Kecmanovic também avançaram, à custa de Diego Schwartzman e Cristian Garín, respetivamente.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt