Oficial: ATP muda regra dos toilet breaks mas Australian Open não a aplica

Por José Morgado - Novembro 23, 2021

É oficial: o ATP Tour alterou mesmo as regras dos toilet breaks já a partir de 2022, mas apenas para os torneios tutelados pela entidade que gere o circuito masculino. Os Grand Slams, provas da Federação Internacional de Ténis, podem ou não adotá-las e o Australian Open decidiu não fazê-lo nesta edição.

E o que muda no circuito ATP?

— Tempo máximo de três minutos para o toilet break a partir do momento em que o jogador entre na casa de banho;

— Se o jogador necessitar de trocar de equipamento, terá mais dois minutos de tempo extra;

— Só é permitido um toilet break por encontro, que terá de ser realizado no final de um set;

— Se o jogador não regressa ao court no tempo estipulado, deve ser punido com um toilet break;

O ATP também passa a permitir apenas um medical time out por encontro, punindo também os jogadores que ultrapassem os três minutos legais.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt