O que mais uma final de Grand Slam para Sabalenka significa na história

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 5, 2025
Sabalenka

Aryna Sabalenka é a número um do Mundo com todo o mérito e de pleno direito. Prova disso é o impressionante registo que tem construído em torneios do Grand Slam, elevando-se para outro nível em 2025 no que a Majors diz respeito. É que a bielorrussa carimbou o apuramento para a final do US Open, um feito importante a nível histórico.

A líder do ranking WTA é apenas a sexta número um da história a chegar a pelo menos três finais de Grand Slams na mesma temporada, juntando-se a Martina Navratilova, Steffi Graf, Monica Seles, Martina Hingis Serena Williams, o que fala logo por si. Por outro lado, se olharmos para o ténis feminino desde 1988, Sabalenka é só a terceira a acumular finais do Australian Open e US Open durante três anos consecutivos, repetindo o que Steffi Graf Martina Hingis fizeram. Tudo lendas!

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt