O que a desistência de Alcaraz em Basileia significa na luta pelo número um de final de ano

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 18, 2023
djokovic-alcaraz

Logo no momento em que Novak Djokovic anunciou que depois da Taça Davis só voltava para jogar o Masters 1000 de Paris, as contas no que diz respeito à questão do número um no final da época começaram a ser feitas. De repente, Carlos Alcaraz tinha várias oportunidades para apanhar o sérvio, mas a verdade é que o jovem espanhol falhou e já nem vai jogar o ATP 500 de Basileia devido a lesão.

Alcaraz tinha dois mil pontos extra para conquistar em relação a Nole, juntando o ATP 500 de Pequim, o Masters 1000 de Xangai e o ATP 500 de Basileia. No entanto, saiu deste trio de torneios com apenas 270 pontos extra, pelo que Nole vai chegar a Paris com 500 pontos de vantagem na Race, que apresenta apenas os pontos de 2023. Quer isso dizer que esse é o total que Alcaraz terá de ter a mais do que Djokovic no Masters 1000 de Paris e nas ATP Finals, torneios em que os dois vão entrar.

A questão é que Nole irá surgir descansado fisicamente, depois dessa pausa que fez na sequência da fase de grupos das Davis Cup Finals, enquanto Carlitos se submeteu ao esforço, sem frutos, de jogar na China. A contas com uma lesão no pé esquerdo e problemas nos glúteos, resta agora saber de que forma irá atacar a reta final da época. Certo é que o próprio admitiu que se tornou muito complicado fechar o ano no topo do ranking.

LUTA PELO NÚMERO UM EM 2023

1 – Novak Djokovic – 8.945 pontos
2 – Carlos Alcaraz – 8.445 pontos

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt