Nuno Borges torna-se o novo número dois nacional e Francisca Jorge bate recorde pessoal

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 14, 2022
Sara Falcão/FPT

Há mudanças significativas no que diz respeito ao ranking dos tenistas portugueses. Desde logo, Nuno Borges tornou-se no novo número dois nacional, uma vez que subiu três lugares para agora ocupar o 189.º posto, enquanto Pedro Sousa sofreu uma queda acentuada para o 256.º lugar, uma vez que ficou sem os pontos referentes à final de Buenos Aires em 2020.

Desta forma, Borges, que se prepara para fazer o primeiro torneio da nova temporada esta semana, uma vez que ficou infetado com Covid-19 na Austrália, fica apenas atrás de João Sousa, que mantém o 86.º lugar da hierarquia mundial masculina. Mas o maiato é seguido de perto por Gastão Elias, que ganhou uma posição (202.º) e está cada vez mais perto do regresso ao top 200. Surgem depois Frederico Silva (219.º) e João Domingues (251.º).

No que diz respeito ao circuito WTA, Francisca Jorge até pode ainda nem ter competido este ano devido a lesão, mas a verdade é que a número um nacional subiu 10 lugares e fixou um novo recorde pessoal, ao colocar-se agora como 369.ª melhor do Mundo. Francisca reforça o estatuto de melhor portuguesa, já que Inês Murta é a 806.ª, logo seguida por Matilde Jorge (834.ª).

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt