Nuno Borges brilha em Monterrey rumo à maior final da carreira e volta ao top 100
Aí vai ele! Nuno Borges não mete o pé no travão e continua uma semana de altíssimo nível no Challenger 125 de Monterrey. É que o número um nacional, 103.º do ranking ATP, voltou a não ceder qualquer set e garantiu não só o acesso à final mais importante da sua carreira como também o regresso ao top 100.
Borges levou a melhor no duelo com o norte-americano Mitchell Krueger (257.º), com os parciais 7-6(3) e 7-6(3), em 1h42, mostrando enorme frieza nos momentos decisivos. O maiato de 25 anos até sofreu um break logo no terceiro jogo, mas devolveu-o no sexto, salvou break points no sétimo e só voltou a ser ameaçado… na reta final da segunda partida. Aí foi mesmo obrigado a salvar um set point, algo que fez com enorme qualidade e tranquilidade.
De resto, a história conta-se com uma prestação superior em ambos os tie-breaks, que coloca Nuno Borges na luta pelo troféu, que se pode tornar o terceiro da carreira no circuito Challenger, mas o mais importante. Certo é que vai voltar ao top 100, tendo prevista uma subida para o 93.º posto. Se conquistar o título, fixa um novo recorde já que irá ficar na 84.ª ou 85.ª posição.
Na discussão pelo título em Monterrey, Nuno Borges fica à espera para saber se vai medir forças com Yosuke Watanuki (130.º) ou Borna Gojo (160.º).