Norrie vence final de loucos e desforra-se de Alcaraz rumo ao título no Rio

Por José Morgado - Fevereiro 27, 2023

Cameron Norrie, número 13 do ranking mundial e um dos jogadores mais duros do circuito ATP, conquistou este domingo o ATP 500 do Rio de Janeiro pela primeira vez, vingando-se de Carlos Alcaraz uma semana depois de ter perdido com ele a final do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina.

Na final deste domingo, que reeditou o encontro do título de Buenos Aires, na semana passada, Norrie triunfou desta feita diante do número dois do Mundo por 5-7, 6-4 e 7-5, numa final de loucos resolvida em 2h40 e que esteve longe de ser particularmente bem jogada pelos dois jogadores, que se apresentaram muito cansados, tiveram muitas quebras de intensidade e físicas, com muitos erros não forçados incaraterísticos.

Alcaraz perdeu vantagens de break no segundo e depois também no terceiro set, foi assistido à perna direita que o afastou do Australian Open e Norrie acabou por conseguir ser mais duro física e mentalmente na reta final para somar um título muito saboroso.

Este é o quinto título da carreira de Norrie, que conta agora no seu palmarés com um Masters 1000, um ATP 500 e três ATP 250, num total de 13 finais que incluem também o Millennium Estoril Open, em 2021 (perdeu diante do espanhol Albert Ramos).

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt