Nishikori mantém o melhor registo da história do ténis em sets decisivos: «Preferia ganhar mais rápido»

Por José Morgado - Setembro 5, 2018

Kei Nishikori, apurado para as meias-finais do US Open pela terceira vez na carreira, venceu o seu encontro dos quartos-de-final em cinco sets, tal como havia acontecido em 2014 (diante de Stan Wawrinka) e 2016 (frente a Andy Murray). O japonês de 28 anos mantém-se como o melhor jogador da história do ténis em sets decisivos, tendo vencido 121 dos 160 encontros em que precisou de set final (3.º ou 5.º, dependendo do formato): 75,6 por cento!

Confrontado com essa estatística, Nishikori admite que preferia vencer…com menos drama! “Sinceramente, desejava ganhar mais encontros rápidos. Não sei qual a razão para essa estatística, mas sei que luto sempre por todos os tempos, até ao fim!”.

Em quintos sets, Kei Nishikori tem um impressionante registo de 18 vitórias e 6 derrotas. Este ano, ganhou os dois que disputou.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt