Naomi Osaka critica WTA pela falta de apoio às mães no regresso ao circuito

Por José Morgado - Setembro 17, 2025

A japonesa Naomi Osaka voltou a levantar a voz sobre um dos temas mais sensíveis no ténis feminino: a dificuldade das jogadoras que são mães em regressar ao mais alto nível. Em entrevista ao Financial Times, a ex-número um mundial deixou críticas à forma como a WTA lida com estas situações.

Tive algumas experiências em que não senti que a WTA desse às mães o benefício da dúvida para priorizar o seu bem-estar. Talvez tenha faltado compreender os verdadeiros desafios de regressar depois de uma gravidez”, afirmou Osaka, que foi mãe em julho de 2023.

A japonesa explicou que, em alguns torneios, não lhe foram dadas facilidades para competir e ganhar ritmo antes dos grandes eventos.Até ao ano passado não tinha noção de como poderia ser difícil voltar a competir após o nascimento de um filho. Agora que sei, consigo planear melhor certas situações”, acrescentou a tenista, atualmente no 49.º lugar do ranking.

Autora de um documentário sobre a experiência, Osaka sublinhou que quis deixar uma “carta de amor à filha Shai”, mas também uma mensagem de inspiração para outras mães. E lançou ainda um alerta:As mães são sempre rotuladas, mas nunca vemos esse tratamento nos pais, seja Federer, Nadal ou LeBron James.”

Leia também:

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com