Nadal vive algo inédito na carreira depois de sofrer duas derrotas a abrir a temporada

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 2, 2023

Aos 36 anos, Rafael Nadal está a viver algo inédito na sua carreira. O atual número dois do ranking ATP já tinha perdido com Cameron Norrie na United Cup, mas também cedeu aos pés de Alex de Minaur, ficando confirmado que, pela primeira vez na sua vida, perdeu os dois primeiros encontros da temporada.

Apenas por outras duas vezes havia cedido o primeiro duelo do ano, mas na altura reagiu. Em 2004, disparou para a final do torneio de Auckland, enquanto em 2015 seguiu logo para o Australian Open e alcançou os quartos-de-final. Agora, também com maior exigência devido aos adversários e ao formato da prova, não evitou as duas derrotas, sendo que irá tentar reagir precisamente no Grand Slam australiano.

De qualquer das formas, isto acontece um ano depois de Nadal viver… o melhor arranque de temporada da sua carreira. Em 2022, ganhou os 20 primeiros duelos, perdendo somente na final de Indian Wells quando estava com uma costela partida diante de Taylor Fritz. Agora sai da United Cup com este saldo negativo, mas também com sinais positivos, como o próprio reconheceu.

Nadal sofre nova reviravolta, perde com De Minaur e sai da United Cup de mãos a abanar

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt