Nadal perde set mas continua sem saber o que é perder em Grand Slams este ano

Por José Morgado - Agosto 31, 2022

Rafael Nadal, campeão de 22 títulos de Grand Slam e para muitos o principal favorito a chegar ao 23.º neste US Open, entrou esta terça-feira ao final da noite com uma vitória na edição deste ano do último Grand Slam da temporada e qualificou-se para a segunda ronda. O espanhol continua sem saber o que é perder em Majors esta época: são agora 20 vitórias e 0 derrotas, já que foi eliminado nas meias-finais de Wimbledon sem entrar em court nas meias-finais diante de Nick Kyrgios.

Num encontro de primeira ronda porventura bastante mais complicado do que se esperava, Nadal ainda perdeu um set antes de derrotar o wild card australiano Rinky Hijikata, 198.º ATP e que passou pelo circuito universitário norte-americano, por 4-6, 6-2, 6-3 e 6-3, num duelo que superou as três horas de duração. Rafa nunca perdeu na primeira ronda do US Open, em 16 participações.

Inédito: Nadal nunca tinha perdido o primeiro set de um US Open

Na segunda ronda, Nadal vai agora reencontrar um velho conhecido que costuma dar-lhe problemas: Fabio Fognini, que apesar de estar caído para o 60.º posto do ranking ATP já derrotou o maiorquino por quatro vezes em 17 encontros. A mais emblemática de todas foi precisamente no US Open, em 2015, quando Fognini se tornou no primeiro tenista da história a vencer Nadal num Grand Slam após perder os dois primeiros sets.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt