Nadal heróico: vira encontro perdido e conquista 21.º Grand Slam na Austrália

Por José Morgado - Janeiro 30, 2022

Rafael Nadal, de 35 anos, escreveu este domingo porventura a página mais épica e surreal da sua gloriosa carreira, ao conquistar o Australian Open 2022 de forma absolutamente heróica para se tornar no primeiro jogador a chegar aos 21 títulos de Grand Slam em singulares masculinos.

O maiorquino, número cinco do mundo, que esteve quase seis meses sem jogar em 2021, derrotou na final do Happy Slam, de forma incrível, o russo Daniil Medvedev, número dois do Mundo e vencedor do último Grand Slam (o US Open), por 2-6, 7-6(5), 6-4, 6-4 e 7-5, em absolutamente inacreditáveis 5 horas e 24 minutos, naquela que foi a sua primeira reviravolta a partir de dois sets  abaixo… desde 2007. Nunca o havia feito numa final de Grand Slam!

Depois de ser totalmente dominado no primeiro set e de não conseguir aproveitar as chances que teve de vencer a segunda partida, Nadal parecia derrotado no início do terceiro set… mas nunca desistiu e aproveitou um mau jogo do russo para dar por completo a volta ao encontro de maneira totalmente inesperada. O russo ainda recuperou de 3-5 para 5-5 no quinto set, mas foi Nadal, 10 nos mais velho, que pareceu mais fresco na reta final.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/AustralianOpen/status/1487792413439582210

Nadal sai da Austrália com o estatuto de maior campeão de Grand Slam da história do ténis masculino. O próximo Major é o seu: Roland Garros.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt