Nadal é o terceiro mais velho no top 2 e ainda bate um recorde pelo caminho

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 30, 2022

Mesmo sem jogar esta semana e sem se saber quando volta a competir este ano, Rafael Nadal vai viver um momento sempre especial na segunda-feira. Pela primeira vez desde maio do ano passado, o espanhol irá ocupar uma vaga no top 2 do ranking ATP, mais precisamente o segundo lugar atrás de Carlos Alcaraz. Tudo porque Casper Ruud não conseguiu conquistar o título em Seul, algo obrigatório para continuar na vice-liderança.

Desta forma, Rafa torna-se no terceiro tenista mais velho de sempre numa das duas primeiras posições da hierarquia mundial masculina, com 36 anos e 4 meses. Nadal é apenas superado pelos 40 anos e 7 meses de Ken Rosewall em 1975 e pelos 37 anos e 2 meses de Roger Federer em 2018.

Ainda assim, o maiorquino faz história pelo caminho, ao alcançar um recorde de longevidade. É que Nadal tem 17 temporadas a separar a estreia no top 2 do mais recente ano em que ocupa essa posição. A história começou em 2005 e já vai em 2022, sendo que tem muitas hipóteses de alargar ainda mais essa marca.

Alcaraz e Nadal juntam-se no topo para celebrarem algo que não se vê desde 2000

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt