Nadal é o rei na corrida dos Grand Slams pela primeira vez na vida: eis as ultrapassagens

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 31, 2022

Por esta altura, o Mundo inteiro sabe que Rafael Nadal se passou a sentar no trono dos títulos do Grand Slam, ao conquistar no Australian Open o seu 21.º Major da carreira. O que se calhar não tem noção é de que é a primeira vez que Rafa ocupa o lugar mais alto neste ranking. Mas a verdade é que, antes de o foco mudar para Roland Garros, o torneio preferido do espanhol, Nadal adianta-se na louca corrida do Big Three.

Se olharmos para as ultrapassagens nesta tabela, Pete Sampras deixou Roy Emerson para trás quando arrebatou o seu 14.º troféu em torneios do Grand Slam. Já na altura se dizia que chegar perto de Pistol Pete era impossível, mas a verdade é que Roger Federer fê-lo em Wimbledon, quando venceu o seu 15º Major em 2009. Daí para a frente, o suíço nunca deixou de estar, pelo menos, empatado no topo.

Até este domingo, claro. É que o Australian Open de 2022 vai para sempre ficar marcado como o torneio em que Nadal deixou Nole e Roger para trás e se isolou com 21 Grand Slams na carreira. Agora resta a dúvida: será que alarga a vantagem em Paris, fica tudo na mesma ou Djokovic vai a Roland Garros restabelecer a igualdade? Cenas para os próximos capítulos…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/ATPMediaInfo/status/1487792742361145344?s=20&t=XLYoRD2e7ij_ClGBJyB9uQ

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt