Nadal e Alcaraz garantidos nos Jogos Olímpicos apesar de não cumprirem normas da ITF
Os Jogos Olímpicos serão um dos eventos mais especiais da próxima temporada e, este domingo, ficou a saber-se que Rafa Nadal e Carlos Alcaraz podem marcar presença, apesar de não conseguirem cumprir as regras necessárias da ITF. Ainda assim, os dois conseguem facilmente dar a volta à situação.
Leia também:
- — Temporada de 2023 foi especial e aconteceu algo muito raro
- — Eis os wild cards para as Davis Cup Finals de 2024: ausência da Sérvia de Djokovic surpreende
- — Talento sérvio sonha vencer as NextGen Finals inspirado pelos ídolos: «Dão-me muita motivação»
É que os espanhóis precisam apenas de enviar uma carta para a Federação Internacional de Ténis a explicar o porquê de não conseguirem competir na Taça Davis em 2023 e 2024.
Ora, no caso de Nadal a situação é fácil de explicar: esteve lesionado e impedido de dar o seu contributo e, além disso, pode utilizar o estatuto de ranking protegido para marcar presença.
Já Alcaraz, pode utilizar o wild card da Espanha para a fase de grupos das Davis Cup Finals como o motivo para não representar o seu país.
É que essa fase de grupos vai realizar-se em setembro, ou seja, já depois dos Jogos Olímpicos, algo que torna impossível ao espanhol competir nessa prova antes dos Jogos de Paris, tendo em conta que não precisará de jogar a fase de qualificação.