Nadal e a épica vitória em Wimbledon 2008 contra Federer: «Nunca mais vou esquecer»

Por José Morgado - Julho 4, 2020
nadal-federer

Rafael Nadal é o protagonista do mais recente documentário do canal espanhol Movistar, que detém os direitos de transmissão de Wimbledon e aproveitou para recordar a primeira vitória do espanhol no All England Club. O maiorquino, então com 22 anos, derrotou Roger Federer numa final que é considerada o melhor encontro de ténis da história e não esconde a emoção ao falar da partida.

“É um dos melhores encontros da minha carreira, sem dúvida. Nos dois primeiros sets e em boa parte do terceiro eu estava a ser melhor do que ele, mas a certa altura ele trouxe o grande campeão que é para dentro de campo. Chegámos ao tie-break do terceiro set e eu sabia que ele era o favorito para esse momento, pois ele tinha uma arma que eu não tinha na época: o serviço. Nos últimos tempos, esse aspeto já se foi igualando um pouco mais. Depois perdi o tie-break do quarto set de forma bem mais dura. À data, foi um dos momentos mais complicados de aceitar na minha carreira”, assumiu o espanhol.

Nadal lembrou ainda o momento em que conseguiu (finalmente) vencer.No final, tudo terminou com um erro dele, curiosamente na bola em que teve mais tempo para pensar. Ele cometeu um erro claro, mas nessa altura nem pensamos nisso. Mandei-me para o chão e não ouvi nada. Esse foi um dos momentos mais emocionantes que vivi na minha vida, um momento que nunca esquecerei. Para mim, representou um passo muito importante na minha carreira, principalmente porque me afetou bastante perder a final de 2007. Além da vitória, fazer parte dessa partida foi uma grande satisfação”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com