Murta imparável na Academia de Nadal: finalista de singulares e campeã de pares

Por José Morgado - Fevereiro 18, 2023

Inês Murta, uma das melhores jogadoras portuguesas dos últimos anos mas a viver umas últimas duas temporadas conturbadas e repletas de lesões, parece estar finalmente a encontrar o seu melhor ténis em plena Academia… de Rafael Nadal. Em Manacor, a algarvia viveu um sábado de luxo para alcançar dois sucessos muito relevantes nesta fase da sua carreira: o título na variante de pares e a final de singulares, a sua primeira da temporada (e desde maio).

Nas meias-finais de singulares desde ITF W15, Murta, de 25 anos e 746.ª colocada do ranking mundial, atropelou por completo a mais cotada romena Ioana Loredana Rosca (484.ª do ranking mundial), por 6-1 e 6-0, em apenas 54 minutos, e depois juntou-se à dinamarquesa Rebecca Mortensen para juntas conquistarem o título de pares com outro triunfo arrasador: 6-0 e 6-3 em apenas 56 minutos diante das israelitas Mica Fruchman e Shavit Kimchi.

Na final de singulares, agendada para este domingo, Inês Murta tem encontro marcado com a francesa Nahia Berecoechea, 658.ª WTA.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com