Monfils volta aos títulos quase dois anos depois e regressa ao top 100

Por José Morgado - Outubro 22, 2023

Gael Monfils está a mostrar aos 37 anos de idade que ainda há tempo (qualidade e talento…) para ser feliz dentro do court. O veterano tenista francês conquistou este domingo o 12.º título da sua carreira, ao sagrar-se campeão do ATP 250 de Estocolmo, na Suécia, naquele que é o regresso do gaulês aos títulos pela primeira vez desde janeiro de 2022. Monfils volta a ser feliz na capital sueca 12 anos depois de ter vencido este torneio pela primeira vez em 2011.

Numa final longa e emocionante, Monfils derrotou o qualifier russo Pavel Kotov, 107.º ATP, por 4-6, 7-6(6) e 6-3, num duelo que superou as duas horas e meia e no qual chegou a estar a dois pontos da derrota. Monfils torna-se no quarto jogador com 37 ou mais anos a vencer um título ATP desde 1990 e no jogador com pior ranking a conquistar quer o torneio de Estocolmo em toda a sua (longa) história, quer qualquer torneio ATP esta temporada, superando Arthur Fils (Lyon).

Com estes 250 pontos, Monfils vai regressar ao top 100 mundial pela primeira vez desde inícios deste ano.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt