Monfils não consegue acabar batalha com Shelton e o norte-americano regressa aos ‘quartos’ do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 20, 2025
Shelton-Monfils

Ben Shelton, de 22 anos, impôs-se esta segunda-feira num dos encontros mais aguardados da jornada para se qualificar para os quartos-de-final do Australian Open pela segunda vez em três anos, depois da sua surpreendente caminhada rumo ao top 8 na edição de 2023, ano em que também semifinalista do US Open de forma igualmente inesperada.

O tenista norte-americano, 20.º ATP, liderava por 7-6(3), 6-7(3), 7-6(2), 1-0 e 40-0 quando Gael Monfils, de 38 anos e completamente no limite em termos físicos, acabou por desistir. O francês vinha de uma série de oito vitórias seguidas — foi campeão em Auckland — e havia derrotado o norte-americano Taylor Fritz (4.º ATP) há dois dias, mas na conferência de imprensa depois da vitória frente a Fritz deu a entender que o seu corpo estava à beira do limite. E assim foi…

Shelton vai defrontar o italiano Lorenzo Sonego, grande surpresa do Australian Open, nos quartos-de-final de quarta-feira. O confronto direto regista um empate 1-1.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com