Monfils avança em Auckland no meio do desastre dos cabeças-de-série

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 8, 2025

Gael Monfils esteve a perder por 6-1 e 5-2 na primeira ronda do ATP 250 de Auckland, mas o veterano de 38 anos já se encontra nos quartos-de-final na Nova Zelândia. É que o número 52 do ranking mundial assinou uma exibição muito consistente desde o primeiro segundo para evitar dramas e bateu Jan-Lennard Struff (42.º), por 6-1 e 7-6(5). Monfils soube sair do 2-4 no tie-break e só gastou dois parciais para celebra o acesso aos ‘quartos’, onde agora irá defrontar Facundo Díaz Acosta (78.º), argentino que surpreendeu o seu compatriota Sebastian Baez (28.º ATP e terceiro cabeça-de-série) por 6-4 e 7-6(1).

Mas Baez não foi a única vítima entre os teóricos favoritos. Basta ver que Alejandro Tabilo (23.º ATP e segundo pré-designado) falhou a defesa do título logo no primeiro obstáculo, ao cair diante do jovem norte-americano Nishesh Basavareddy (133.º), com os parciais 6-4, 5-7 e 6-4.

Já Francisco Cerundolo (31.º ATP e quarto favorito) não resistiu ao espanhol Roberto Carballes Baena (59.º), que avançou com 6-2 e 7-5 no marcador. Entre os cabeças-de-série que já entraram em ação na segunda ronda, só mesmo Alex Michelsen (41.º) seguiu em frente, ao bater Lorenzo Sonego (54.º), por 7-6(3) e 6-2, enquanto é preciso esperar para saber o que fazem Ben Shelton (1.º cabeça-de-série) e Nuno Borges (7.º).

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt