Mochizuki protagoniza um dos choques do ano e bate Fritz rumo aos ‘quartos’ em Tóquio

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 19, 2023

Alguém vá beliscar Shintaro Mochizuki! É que o jovem japonês de 20 anos, que antes desta semana nunca tinha vencido um encontro de nível ATP, foi responsável por um dos maiores choques da temporada, ao surpreender Taylor Fritz (10.º) a caminho dos quartos-de-final do ATP 500 de Tóquio.

Mochizuki, agora número 215 do Mundo depois de ter sido líder da hierarquia de juniores em 2019, não podia ter começado o encontro de pior maneira, viu-se à beira da derrota no terceiro set e acabou mesmo a celebrar, com os parciais 0-6, 6-4 e 7-6(2). É que Fritz liderou por 5-2 na terceira partida, com uma vantagem que parecia impossível de perder, tendo em conta o seu estatuto. Mas Mochizuki galvanizou-se com o público da casa e encantou a consumar a reviravolta.

Enquanto o campeão júnior de Wimbledon em 2019 — num torneio onde estavam Holger Rune Carlos Alcaraz, por exemplo — vai lutar por uma vaga nas ‘meias’ com Alexei Popyrin, Fritz sofre uma derrota penosa que lhe complica as contas na luta pelas ATP Finals. O norte-americano deixa escapar uma oportunidade de ouro, já que as meias-finais garantiam que subia para o oitavo lugar da Race…

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt