Mladenovic e Zhang (23 derrotas seguidas em singulares) surpreendem rumo à final de pares do US Open

Por José Morgado - Setembro 5, 2024

Zhang Shuai, experiente tenista chinesa que tem sido notícia nos últimos meses pelo facto de estar a bater recordes… negativos (23 derrotas seguidas é a maior série de derrotas em singulares dos circuitos profissionais entre homens e mulheres), está a reencontrar a felicidade esta semana na variante de pares e esta quarta-feira qualificou-se mesmo para a final ao lado da francesa Kristina Mladenovic. As duas tenistas são múltiplas campeãs de Majors em pares — a chinesa tem dois e a francesa tem nove — mas estava longe de integrar o lote de favoritas para chegar às rondas finais deste torneio.

Nas meias-finais, Mladenovic e Zhang derrotaram a checa Katerina Siniakova e a norte-americana Taylor Townsend, campeãs de Wimbledon há dois meses, por 7-5, 4-6 e 6-3, numa interessante batalha de mais de duas horas. Será a 16.ª final de Grand Slam de Mladenovic (uma das melhores jogadoras de pares da última década) e a quarta de Zhang.

A chinesa e a francesa vão defrontar na final de sexta-feira a letã Jelena Ostapenko e a ucraniana Lyudmyla Kichenok, que despacharam Angel Chan e Veronika Kudermetova por 6-1 e 6-2. Será a segunda final das duas em Grand Slams de pares após terem perdido a do Australian Open este ano. Ostapenko, recorde-se, tem um título de Grand Slam, mas em singulares (Roland Garros 2017).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com