Medvedev vai ultrapassar Federer e subir a quarto no ranking ATP

Por José Morgado - Novembro 6, 2020
medvedev

Daniil Medvedev, de 24 anos, tem vivido uma temporada muito complicada, com mais baixos do que altos, mas parece ainda a tempo de causar algum impacto no circuito ATP. Esta sexta-feira, o russo qualificou-se para as meias-finais do ATP Masters 1000 de Paris e garantiu que vai subir ao quarto posto do ranking ATP, ultrapassando Roger Federer, que se mantinha nessa posição desde março, ainda no pré-pandemia.

Federer cai assim para o quinto lugar, a sua pior classificação em quase dois anos (março de 2019), mas tanto Medvedev como o suíço estão a ser ‘beneficiados’ pelo novo sistema de ranking adaptado em tempos de pandemia. Qualquer um dos dois — especialmente o campeoníssimo — estaria bem mais abaixo no ranking se os pontos tivessem sido descontados, mas o ATP Tour decidiu que ninguém perde pontos até ao início de março de 2021.

O top 3 ATP vai manter-se intacto até ao final de 2020: Novak Djokovic em primeiro, seguido de Rafael Nadal e Dominic Thiem, os três campeões de Grand Slam desta época.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt