Medvedev vai ultrapassar Federer e subir a quarto no ranking ATP

Por José Morgado - Novembro 6, 2020
medvedev

Daniil Medvedev, de 24 anos, tem vivido uma temporada muito complicada, com mais baixos do que altos, mas parece ainda a tempo de causar algum impacto no circuito ATP. Esta sexta-feira, o russo qualificou-se para as meias-finais do ATP Masters 1000 de Paris e garantiu que vai subir ao quarto posto do ranking ATP, ultrapassando Roger Federer, que se mantinha nessa posição desde março, ainda no pré-pandemia.

Federer cai assim para o quinto lugar, a sua pior classificação em quase dois anos (março de 2019), mas tanto Medvedev como o suíço estão a ser ‘beneficiados’ pelo novo sistema de ranking adaptado em tempos de pandemia. Qualquer um dos dois — especialmente o campeoníssimo — estaria bem mais abaixo no ranking se os pontos tivessem sido descontados, mas o ATP Tour decidiu que ninguém perde pontos até ao início de março de 2021.

O top 3 ATP vai manter-se intacto até ao final de 2020: Novak Djokovic em primeiro, seguido de Rafael Nadal e Dominic Thiem, os três campeões de Grand Slam desta época.

 

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.