Medvedev é o primeiro a derrotar Djokovic em 2023 e está na final do Dubai
Daniil Medvedev, russo de 27 anos que passou pela liderança do ranking mundial durante 16 semanas em 2022, garantiu esta sexta-feira a qualificação para a final do ATP 500 do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ao cometer a proeza ainda mais relevante de se tornar no primeiro jogador a derrotar Novak Djokovic, líder mundial, em 2023. O sérvio de 35 anos estava uma série de 20 vitórias consecutivas trazida desde o início das ATP Finals, em novembro.
O russo, vindo de títulos em Roterdão e em Doha, somou também ele uma 13.ª vitória seguida para derrotar o sérvio por 6-4 e 6-4, num encontro em que foi sempre superior e muito mais sólido, diante de um Djokovic que foi ficando tendencialmente menos paciente e mais errático à medida que o encontro avançou. Medvedev reduz o confronto direto diante de Djokovic para 5-9, interrompendo uma série de quatro vitórias seguidas do lendário tenista de Belgrado trazida desde que o russo triunfou no US Open 2021.
Na final de sábado, Medvedev, sétimo do ranking, encontra o seu amigo e compatriota Andrey Rublev, sexto e campeão em título no Dubai. Quem vencer será número um russo. Daniil lidera o confronto direto por 4-2.