Medvedev, Alcaraz, Serena, Osaka e muito mais: os cinco maiores pontos de interesse para a época de piso rápido

Por José Morgado - Julho 30, 2022
medvedev-roland

A temporada de piso rápido rumo ao US Open já arrancou, mas é na próxima semana que entram em ação várias estrelas, sendo que pode acompanhar todos os resultados de ténis em direto no Flashscore. Tanto em Los Cabos, com o regresso de Daniil Medvedev, número um do Mundo, como em Washington, o torneio mais importante da semana (ATP 500). Fazemos uma resenha a cinco dos principais pontos de interesse para as próximas semanas da temporada.

LUTA PELO NÚMERO UM ATP

É uma das grandes questões para as próximas semanas, mesmo sem Alexander Zverev, número dois ATP, a competir, devido a uma lesão grave no pé direito contraída em Roland Garros. Daniil Medvedev, de regresso ao circuito nas próximas semanas, tem muitos pontos a defender (título no US Open e Canadá, meias-finais em Cincinnati), pelo que não terá tarefa fácil na tentativa de defender a sua posição, tanto de Zverev como de Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, que estão um pouco mais atrás. As contas para as primeiras semanas desta batalha já estão feitas:

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//bolamarela.pt/zverev-pode-ser-numero-1-do-mundo-a-15-de-agosto-mesmo-sem-jogar-e-so-medvedev-pode-evita-lo/

E DJOKOVIC?

Novak Djokovic, campeão de Wimbledon em 2022 e recordista de finais do US Open na Era Open (nove e três títulos), seria seguramente um dos maiores favoritos a todos os títulos se pudesse jogar, mas as dúvidas são muitas. À data de hoje, Djokovic não pode entrar nos Estados Unidos devido ao facto de não ser vacinado, mas é possível que viaje para o Canadá e jogue em Montreal enquanto espera por um milagre vindo dos Estados Unidos.

CURIOSIDADE POR ALCARAZ

Foi sensivelmente há um ano que Carlos Alcaraz começou a causar real impacto no circuito ATP, com a presença nos quartos-de-final do US Open às custas de nomes como Stefanos Tsitsipas. Este ano, Alcaraz regressa ao verão norte-americano com estatuto de top 5 e ambição de lutar por títulos, até porque não se sabe se Djokovic e Zverev vão jogar e mantêm-se muitas dúvidas em torno de Medvedev e Nadal. Na última vez que Alcaraz jogou em piso rápido… ganhou o Masters 1000 de Miami.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//bolamarela.pt/djokovic-quebra-silencio-e-diz-que-esta-a-treinar-de-olho-num-possivel-us-open/

SWIATEK FAVORITA?

No lado feminino, uma das principais questões é em torno da polaca Iga Swiatek, número um do Mundo. Depois de uma série de vitórias como nunca se viu neste século e de seis títulos seguidos, três dos quais (Doha, Indian Wells e Miami) em piso rápido, a tenista de 21 anos mostrou no último mês que afinal… é humana. Os desaires em Wimbledon e Varsóvia fazem questionar-nos o quão favorita é Swiatek para o US Open. Toronto e Cincinnati podem ajudar a responder.

SERENA E OSAKA

Serena Williams e Naomi Osaka, as duas desportistas femininas mais bem pagas do Mundo, chegam a esta fase da temporada com mais dúvidas do que certezas sobre a sua forma. A norte-americana, prestes a celebrar 41 anos, quer preparar-se da melhor forma possível para o US Open. Osaka, campeã em 2018 e 2020, parece recuperada dos problemas físicos recentes.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com