Medvedev agiganta-se para vencer primeiro título de terra em Roma

Por José Morgado - Maio 21, 2023
medvedev-roma

Daniil Medvedev viveu uma das semanas mais especiais da sua semana em terra batida e conseguiu reconciliar-se com a terra batida para conquistar o seu primeiro título na superfície no ATP Masters 1000 de Roma, em Itália. O russo de 27 anos soma agora 20 troféus em 20 torneios distintos e leva já seis troféus de categoria Masters 1000 na carreira. Este é também o quinto título do ano para Medvedev — ninguém tem mais!

Numa final de alguns altos e baixos mas que teve momentos de qualidade, o russo derrotou o dinamarquês Holger Rune, número sete do Mundo e igualmente em grande forma esta semana, por 7-5 e 7-5, quebrando o serviço do escandinavo sempre no 12.º jogo de cada set. No segundo set, alías, Rune chegou mesmo a comandar por 5-3 e a servir para forçar um terceiro parcial, antes de Medvedev vencer os últimos quatro jogos consecutivos.

Medvedev, que em tempos disse odiar a terra batida, sai de Roma como um dos grandes favoritos ao título em Roland Garros e no segundo lugar do ranking. Holger Rune também atinge um novo máximo — sexto colocado.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt