McEnroe sugere que Roland Garros coloque Nadal entre os quatro primeiros cabeças-de-série

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 15, 2023
nadal roland garros 2023
Nicolas Gouhier / FFT

As dúvidas permanecem sobre se Rafael Nadal vai estar apto para disputar Roland Garros ou não. No entanto, caso se confirme que o espanhol está em condições de jogar o Grand Slam francês, Rafa estará fora dos dez primeiros cabeças-de-série. Neste momento, o 14 vezes campeão seria 15.º pré-designado, o que faz com que possa encontrar jogadores como Novak Djokovic ou Carlos Alcaraz muito cedo.

Pois bem, Patrick McEnroe não concorda com isso e diz que Nadal deveria receber um tratamento especial com uma mudança de regras. “Será interessante ver em que posto de cabeça-de-série a Federação Francesa, que é quem faz os quadros, vai colocar Nadal. Eles sempre usaram o número do ranking ATP como regra. Quando o Rafa enfrentou Djokovic nos quartos-de-final não gostei”, começou por afirmar no seu podcast.

Leia também:

 

O que fazer então? McEnroe lembra indiretamente o que Wimbledon fez entre 2000 e 2021. “Não acredito que vão meter Nadal como primeiro ou segundo cabeça-de-série, algo que penso que deviam fazer. Pelo menos no top 4. Porque agora, por falta de torneios jogados, está fora do top 10 para Roland Garros. Essa é a grande pergunta que todos querem ver respondida”, analisou.

Recorde-se que Wimbledon usava uma fórmula diferente de cabeças-de-série, com os pontos em relva a terem grande peso na hora de definir os cabeças-de-série, até que o sistema normal foi adotado em 2021.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt