McEnroe sem dúvidas: «Nunca vi ninguém lutar tanto como Nadal»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 19, 2022

John McEnroe viveu várias gerações do ténis e tem visto muito a acontecer à frente dos seus olhos. Por isso mesmo, é uma pessoa com credenciais para comparar eras, ao ponto de considerar que nunca viu ninguém como Rafael Nadal num parâmetro.

“Nunca vi ninguém esforçar-se e lutar tanto como Nadal, a preservar uma e outra vez por muitos problemas que tenha. Sempre pensei que Jimmy Connors seria o jogador mais lutador de todos os tempos num court de ténis, até que vejo o que Rafa é capaz de fazer. É simplesmente uma loucura”, referiu.

McEnroe não elogia só essa qualidade de Nadal, mas aponta esse traça como decisivo. “Todos sabemos que é um jogador incrível, mas a sua maior virtude é a habilidade para lutar contra todas as adversidades, de se esforçar ao máximo em cada ponto, em cada treino. Muita gente pensa que é fácil, mas é realmente complicado dar o máximo esforço continuamente. Há o exemplo de Kyrgios. Todos temos a sensação de que, se se esforçasse, era top 3, mas ele não é capaz”, destacou.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.