McEnroe explica o que Coco Gauff precisa de fazer para ganhar um Grand Slam

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 5, 2023

Coco Gauff viveu um grande 2022, pontuado pelo facto de ter sido número quatro do Mundo de singulares e de se ter apurado para as WTA Finals tanto individualmente como em pares. Fê-lo, por exemplo, por causa de ter chegado à final de Roland Garros, tudo isto com apenas 18 anos. É algo que deixa até mesmo as maiores figuras do ténis norte-americano entusiasmadas, como é o caso de John McEnroe.

“Estamos todos ansiosos para ver o que vai acontecer com a Coco Gauff, vendo a sua trajetória que tem sido genial. Não tem acontecido tão rápido como alguns pensavam, mas é uma trajetória ascendente. É verdade que não teve umas boas WTA Finals em 2022, mas evoluiu muito. Chegou à final de Roland Garros, mas ainda tem de melhorar. Vai fazê-lo, tem 18 anos. Há um enorme potencial para ganhar Grand Slams, mas não vai acontecer do nada”, disse ao Eurosport.

O que é que Coco tem de fazer, então, para conquistar um Major? McEnroe deixa a dica. “Há certas coisas que têm de acontecer na sua cabeça e no seu jogo. Chris Evert sabe umas coisas sobre ganhar Majors, então podem tirar algum tempo a trabalhar em alguns aspetos. Tem de tirar a pressão de cima dela porque há enormes expectativas. Um foco mais lento seria melhor para ela e para a sua família neste momento”, apontou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt