Matilde Jorge e prodígio russo entre as vencedoras do dia no Porto
Matilde Jorge, 635ª colocada do ranking WTA, estreou-se esta terça-feira com um triunfo no Porto Open, e juntou-se à sua irmã, Francisca Jorge (que teve um bye), na segunda ronda do W40 nortenho, o primeiro de três torneios seguidos no Monte Aventino.
Num duelo equilibrado, a jovem vimaranense levou a melhor sobre a russa Alina Charaeva (640ª), com parciais de 7-6(5) 3-6 e 6-4 ao cabo de 3h02 minutos. Na próxima ronda, Matilde vai medir forças com a segunda cabeça de série, Lesley Kerkhove (235ª). Lena Couto e Sana Garakani, as outras duas wild cards portuguesas no torneio, caíram na primeira ronda.
O dia ficou ainda marcado pelo triunfo da jovem russa Alina Korneeva, de 16 anos, campeã do Australian Open (derrotando Mirra Andreeva na final) e de Roland Garros juniores este ano. Apenas três dias depois de cair nas meias-finais de sub-18 de Wimbledon, a russa derrotou a polaca Urszula Radwanska, ex-top 30, por 6-3 e 6-1, para marcar duelo na quarta-feira com Kristina Mladenovic, ex-top 10 mundial.