Matilde Jorge e Angelina Voloshchuk ficam pelo caminho na Figueira da Foz

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 23, 2025
Beatriz Ruivo/FPT

Chegou ao fim o sonho de Matilde Jorge no que ao US Open diz respeito. A portuguesa, número 246 do ranking WTA, precisava de chegar pelo menos aos quartos-de-final do ITF W100 da Figueira da Foz para ter hipótese de cumprir a estreia na fase de qualificação de um Grand Slam, mas ficou pelo caminho logo na primeira ronda.

A vimaranense cedeu frente à qualifier Eva Vedder (241.ª), que se mostrou superior com os parciais 7-5 e 6-2, ao cabo de 1h45, num duelo muito definido por um primeiro set duríssimo. Matilde Jorge teve break de vantagem logo de entrada, conseguiu mais tarde devolver uma quebra de serviço também, mas viu a neerlandesa escapar na reta final, afirmando-se também bem cedo no segundo parcial. Assim, o sonho dos Grand Slams fica adiado para 2026.

Também pelo caminho ficou Angelina Voloshchuk (656.ª). Depois dos quartos-de-final no WTA 125 do Porto, a jovem de 18 anos não conseguiu chegar perto desse feito e cedeu logo a abrir diante da mais credenciada Marina Bassols (232.ª), que triunfou com 6-0, 1-6 e 6-4. Ainda assim, diga-se que Angelina liderou por 4-2 na terceira partida, antes de ver a espanhola consumar a reviravolta.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt