Matilde Jorge derrota irmã Francisca Jorge pela primeira vez rumo aos ‘quartos’ no Funchal

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 17, 2022

Matilde Jorge alcançou algo que perseguia… desde sempre. É que a portuguesa de 18 anos, número 684 do ranking WTA, bateu pela primeira vez a irmã mais velha, Francisca Jorge (299.ª e hexacampeã nacional). Esse momento inédito surgiu na segunda ronda do ITF de 25 mil dólares do Funchal, garantindo, assim, um lugar nos quartos-de-final.

Matilde triunfou com os parciais 6-4 e 7-5 no Madeira Ladies Open, sendo que só em 2022 foi a sexta vez que defrontou a irmã. A última havia sido na final do Campeonato Nacional Absoluto, mas eis que a mais nova quebrou essa malapata, num duelo em que um break foi suficiente para resolver o primeiro set. Já no segundo parcial, Matilde Jorge virou uma desvantagem de uma quebra de serviço para levar a melhor.

Na Quinta da Magnólia, Matilde Jorge vai agora medir forças com a norte-americana Ashley Lahey (423.ª), por um lugar nas meias-finais.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt