Maratonas ameaçam entrar na história do US Open: o número incrível de quintos sets em 2021

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 5, 2021
tiafoe-uso

Os torneios do Grand Slam têm sempre o condimento extra das possíveis batalhas de cinco sets que se constroem nos grandes palcos. Pois bem, o US Open arranca este domingo os oitavos-de-final e as maratonas estão a atingir níveis raros no torneio masculino. Uma série de estatísticas impressionantes têm sido alcançadas nas diversas batalhas épicas, até pela forma como os quintos sets têm sido resolvidos.

Antes de mais, é importante dizer que restam 15 encontros para disputar em Flushing Meadows, pelo que os números de seguida citados ainda podem, naturalmente, aumentar. Ora, já vamos em 31 encontros decididos só na quinta partida e aí já é um máximo desde o 34 que se jogaram em 2004. Por outro lado, já houve dez recuperações de dois sets abaixo, ficando empatado com 1974 e 2012 como recorde do torneio. Finalmente, houve sete tie-breaks na quinta partida, um registo igual ao de 1980 e 1983 como máximo da prova desde que começou a usar tie-breaks em 1970.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/ATPMediaInfo/status/1434363905489387523?s=20

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt