Mais história. Gastão Elias faz aquilo que só João Sousa e Fred Gil tinham feito no ténis português
Gastão Elias, número dois português e 72.º do ranking mundial, não pára de fazer história. O jogador natural da Lourinhã, de 25 anos, garantiu acesso em Umag, na Croácia, às meias-finais de um torneio do circuito principal ATP pela segunda semana seguida e, com isso, fez aquilo que só os compatriotas e amigos João Sousa e Fred Gil conseguiram fazer no ténis português.
Com a vitória sobre o espanhol Pablo Carreño Busta, sexto cabeça de série, Elias, que há poucos dias atingiu o top 4 em Bastad, na Suécia, torna-se no terceiro jogador português de sempre a atingir as meias-finais de uma prova do ATP World Tour em semanas consecutivas.
O último a fazer foi João Sousa, em setembro de 2013, ao ser semifinalista em São Petersburgo, Rússia, e logo depois alcançar em Kuala Lumpur, Malásia, aquele que foi o seu primeiro título ATP da carreira. O primeiro? Frederico Gil, em 2009, quando atingiu meias-finais em semanas consecutivas nos torneios de Joanesburgo e Costa do Sauípe, em superfícies e continentes diferentes!
Esta sexta-feira, Gastão Elias afastou Carreño Busta pelos parciais de 6-4 e 6-4, em 72 minutos, e garantiu a subida ao seu melhor ranking de sempre. Na próxima segunda-feira, é certo que o português figure entre os 65 melhores da hierarquia ATP.