This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Maia Open com cinco portugueses no qualifying e duelo luso a abrir o quadro principal
A oitava edição do Maia Open começa este domingo com Tiago Torres, Tomás Luís, Tiago Cação, João Graça e Guilherme Valdoleiros à procura do apuramento para um quadro principal onde já estão sete portugueses e que terá como primeiro prato forte o encontro entre o maiato adotivo Henrique Rocha e o recordista luso Gastão Elias. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e a Câmara Municipal da Maia, este ATP Challenger 100 decorre até 30 de novembro no Complexo Municipal de Ténis da Maia.
O 11.º torneio Challenger do ano em Portugal conta com um total de 12 representantes nacionais em ação na variante individual e uma mão cheia vai a jogo já neste domingo, com os primeiros serviços agendados para as 11 horas.
Tiago Torres (779.º ATP) entrou diretamente no qualifying e discutirá o acesso à ronda final com o italiano Tommaso Compagnucci (526.º e nono cabeça de série), menos de 24 horas após terminar o ITF M25 de Vale do Lobo como finalista de pares ao lado de João Graça.
O algarvio (1226.º) foi um dos quatro destinatários dos convites à disposição da organização e também terá pouco tempo para preparar o embate ibérico com Carlos Lopez Montagud (546.º). Se for bem-sucedido, poderá cruzar caminhos na ronda de acesso com o conterrâneo Tomás Luís (875.º), que tem duelo marcado frente ao russo Alexey Vatutin (383.º).
Os restantes wild cards também foram entregues a jogadores que competiram no resort algarvio. Tiago Cação (971.º) foi quem chegou mais longe no torneio de singulares ao atingir as meias-finais e tal como os compatriotas fez a viagem ao final da tarde deste sábado tendo em vista o duelo com o romeno Cezar Cretu (403.º).
Já Guilherme Valdoleiros (2183.º) será o primeiro jogador da Escola de Ténis da Maia a entrar em ação nesta edição e logo contra o ex-top 100 Andrej Martin (atual 387.º), da Eslováquia.
Estes cinco jogadores portugueses têm como objetivo aumentar a representação nacional no quadro principal, onde Jaime Faria (149.º) e Henrique Rocha (153.º) são o segundo e quarto cabeças de série, respetivamente, e lideram o grupo que tenta suceder a Pedro Sousa (2020) e Nuno Borges (2023) na galeria de campeões “caseiros” do Maia Open.
Entre os sete já assegurados na grelha final sabe-se que pelo menos um deles chegará à segunda ronda, pois o sorteio realizado este sábado colocou frente a frente Gastão Elias (380.º) e Henrique Rocha (153.º).
Elias, de 34 anos e ex-top 60 mundial, é o recordista luso de títulos (10) e finais (23) no ATP Challenger Tour. Rocha, de 21 anos e a apenas quatro degraus da melhor classificação da carreira na sequência do título em Matsuyama, o portador das maiores esperanças da Escola de Ténis da Maia, que trata como casa apesar de ter nascido no Porto.
Será a terceira ocasião em que os dois amigos se encontram. O mais novo sorriu na primeira, em Lima 2024 (venceu por 6-4 e 6-0), o mais velho na segunda: um encontro de mais de três horas que só terminou com os parciais de 6-7(9), 6-4 e 6-4 no Oeiras Open 5 de maio.
Rocha e Elias estão na mesma metade do quadro de Jaime Faria, que na condição de segundo cabeça de série terá como primeiro adversário o romeno Filip Cristian Jianu (289.º).
Os restantes estão na parte superior do quadro e dois deles vão ter pela frente fortes candidatos ao título: Pedro Araújo, que este sábado venceu o título de pares em Vale do Lobo com Diogo Marques, vai desafiar o dinamarquês Elmer Moller (152.º quatro meses após ter sido 102.º), campeão do Braga Open em 2024 e do Oeiras Open em 2025. Já Tiago Pereira (260.º, a melhor classificação da carreira) terá como adversário o austríaco Lukas Neumayer (189.º), sexto candidato.
Frederico Silva (243.º) discutirá o acesso à segunda ronda com o italiano Federico Bondioli (204.º) e se for vitorioso poderá encontrar o cabeça de cartaz Jan Choinski (129.º), enquanto Francisco Rocha (736.º) precisará de aguardar pela conclusão do qualifying para conhecer o primeiro oponente.
Nos pares, os irmãos Francisco Rocha e Henrique Rocha vão encarar os primeiros cabeças de série, Theo Arribage (campeão em 2024 com Francisco Cabral) e Nino Serdarusic, e os wild cards Tiago Caçãoe Tiago Torres os segundos, Karol Drzewiecki e Piotr Matuszewski, bicampeões em Oeiras (2024 e 2025).
João Teixeira/Guilherme Valdoleiros e Tiago Pereira (ao lado do búlgaro Alexander Donski) completam a representação lusa na variante.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Portugal
