This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Lituânia-Portugal, 0-1: Frederico Silva ganha após reviravolta fantástica
Frederico Silva, o membro mais jovem da seleção portuguesa, respondeu esta sexta-feira de forma afirmativa à chamada de Rui Machado à condições de ‘titular’ da equipa nacional da Taça Davis e colocou a formação de Portugal na frente diante da Lituânia, no Playoff de permanência no Grupo Mundial 1, que está a decorrer em Siauliai, no país do norte da Europa.
Com uma reviravolta de grande nível, Kiko Silva, 190.º colocado do ranking ATP, derrotou o mais experiente lituano Laurynas Grigelis, atualmente no 497.º posto ATP e tenista mais cotado da Lituânia presente na eliminatória, por 6-7(6), 6-3 e 6-0, em 2h23, num encontro me que chegou a estar a perder por 6-7(6) e 1-3. Ganhou 11 jogos seguidos a partir de set e break abaixo e terminou em… pneu!
Esta é a quarta vitória de singulares da carreira do antigo top 10 mundial de juniores na seleção nacional, mas a primeira sem ser num ‘dead rubber’, ou seja, com a eliminatória já decidida.
Segue-se o encontro de João Sousa (65.º ATP), diante do local Julius Tverijonas (791.º), que pode colocar a eliminatória praticamente do lado de Portugal.
Em caso de vitória frente à Lituânia, Portugal assegura a permanência no Grupo Mundial 1 e volta a jogar em setembro o acesso à fase de qualificação para as Davis Cup Finals de 2021, que se disputará em março do próximo ano. Em caso de derrota, a seleção nacional desce ao Grupo Mundial 2, voltando a jogar igualmente em setembro…
- Categorias:
- Frederico Ferreira Silva
- Portugal
- Taça Davis