Covid-19 pode ditar o início do fim das toalhas nas mãos dos apanha-bolas: Indian Wells toma medidas

Por José Morgado - Março 6, 2020
thiago-wild

Há (grandes) males que nos obrigam a mudar hábitos que há muito deveriam ter sido alterados e parece que esse será o caso do Coronavírus em relação ao uso de toalhas em court por parte de jogadores e apanha-bolas. O Covid-19 está a fazer com que jogadores e entidades tomem medidas no sentido de impedir que a utilização das toalhas em court — e o habitual passar de mão em mão — acelerem a propagação do vírus, pelo que esta sexta-feira temos visto diferentes formas de tratar o assunto por parte das diferentes eliminatórias da Taça Davis, todas mais higiénicas do que é habitual.

No Japão-Equador, que está a ser jogado precisamente à porta fechada por causa do coronavírus, está a ser utilizada uma caixa para a toalha. Os apanha-bolas continuam a transportá-la, mas tocando apenas na caixa e não na toalha.

No Austrália-Brasil e Cazaquistão-Holanda, por exemplo, recorreu-se à ‘towel box’ testada nas três primeiras edições das ATP NextGen Finals. Os tenistas passam a ir recolher a toalha a uma das laterais do court e os apanha-bolas… só apanham bolas.

Segundo avança esta sexta-feira o jornal britânico ‘Times’, o torneio de Indian Wells, um dos maiores do Mundo, vai tomar medidas em relação a este problema. O torneio liderado por Tommy Haas vai banir temporariamente a cedência das toalhas por parte dos apanha-bolas. Cada tenista terá de dirigir-se a uma zona do court onde pode depositar a sua e utilizá-la sempre que quiser.

O futuro irá mostrar-nos se esta medida é apenas preventiva face ao Covid-19 ou passará a ser permanente nos diferentes níveis de competição do ténis mundial, até por questões… de higiene.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.