Lituânia-Portugal, 0-1: Frederico Silva ganha após reviravolta fantástica

Por José Morgado - Março 6, 2020
Frederico_silva

Frederico Silva, o membro mais jovem da seleção portuguesa, respondeu esta sexta-feira de forma afirmativa à chamada de Rui Machado à condições de ‘titular’ da equipa nacional da Taça Davis e colocou a formação de Portugal na frente diante da Lituânia, no Playoff de permanência no Grupo Mundial 1, que está a decorrer em Siauliai, no país do norte da Europa.

Com uma reviravolta de grande nível, Kiko Silva, 190.º colocado do ranking ATP, derrotou o mais experiente lituano Laurynas Grigelis, atualmente no 497.º posto ATP e tenista mais cotado da Lituânia presente na eliminatória, por 6-7(6), 6-3 e 6-0, em 2h23, num encontro me que chegou a estar a perder por 6-7(6) e 1-3. Ganhou 11 jogos seguidos a partir de set e break abaixo e terminou em… pneu!

Esta é a quarta vitória de singulares da carreira do antigo top 10 mundial de juniores na seleção nacional, mas a primeira sem ser num ‘dead rubber’, ou seja, com a eliminatória já decidida.

Segue-se o encontro de João Sousa (65.º ATP), diante do local Julius Tverijonas (791.º), que pode colocar a eliminatória praticamente do lado de Portugal.

Em caso de vitória frente à Lituânia, Portugal assegura a permanência no Grupo Mundial 1 e volta a jogar em setembro o acesso à fase de qualificação para as Davis Cup Finals de 2021, que se disputará em março do próximo ano. Em caso de derrota, a seleção nacional desce ao Grupo Mundial 2, voltando a jogar igualmente em setembro…

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.