Kudermetova vence Ostapenko, aproxima-se das Finals e afasta letã; Gauff e Pegula nos ‘quartos’

Por José Morgado - Outubro 20, 2022

Veronika Kudermetova, russa que tem sido uma das tenistas mais consistentes da temporada de 2022, está cada vez mais perto de se apurar para as WTA Finals de singulares (já está garantida em pares…), depois de esta quinta-feira se ter qualificado para os quartos-de-final do WTA 1000 de Guadalajara, num duelo entre duas candidatas diretas na luta pelos três lugares que ainda sobram no certame de elite do circuito feminino, que este ano se joga em Fort Worth, no Texas.

A russa derrotou nos oitavos-de-final a letã Jelena Ostapenko, que precisava de ser campeã para chegar às Finals, por 6-4 e 6-4, num encontro em que foi quase sempre superior, servindo de forma perfeita, tal como tinha acontecido na véspera. A russa aguarda por Maria Sakkari e Danielle Collins, duas das três jogadoras que a perseguem na luta pela vaga que neste momento é sua…

O início da jornada de oitavos-de-final contou ainda com vitórias de Jessica Pegula, terceira melhor jogadora de 2022, e Coco Gauff, quarta, que voltaram a fazer aquilo que têm feito quase sempre. Pegula, que na véspera salvou vários match points diante de Elena Rybakina, venceu mais uma campeã de Grand Slam — desta feita Bianca Andreescu — por 6-4 e 6-4, ao passo que Gauff despachou a italiana Martina Trevisan, numa reedição da final de Roland Garros, por 6-0 e 6-3.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt