Kontaveit vence na estreia de Wimbledon e adia aposentadoria

Por Bruno da Silva - Julho 5, 2023
kontaveit wimbledon
Jimmie48/WTA

Anett Kontaveit, 27 anos, surpreendeu a anunciar que Wimbledon 2023 será o último torneio de sua carreira. A estoniana, ex-número 2 do mundo, sofre com um problema degenerativo nas costas e decidiu se afastar das quadras para cuidar de sua saúde. Nesta quarta-feira (5), porém, ela estendeu, pelo menos por mais um jogo, sua trajetória no tênis.

Após ter sua estreia adiada duas vezes por causa da chuva, na pequena Quadra 6, que nem conta com assentos, a atual número 81 do mundo derrotou a qualifier Lucrezia Stefanini (111ª) em sets diretos, com duplo 6-4, em 1h31. Kontaveit, que foi a cabeça de chave 2 do torneio em 2022, mas não ganhou um grande tratamento da organização neste ano, salvou 5/7 break points que enfrentou e disparou 32 winners, contra 11 da italiana, compensando também o número bem maior de erros não-forçados.

Kontaveit encara na segunda fase a tcheca Marie Bouzkova (33ª), que estreou com vitória sobre a suíça Simona Waltert. As duas se enfrentaram uma vez até hoje, em Cincinnati 2020, com vitória da estoniana, que tenta encerrar sua bela carreira, quem sabe, com sua melhor campanha em Wimbledon – ela nunca passou da terceira rodada em Londres.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.