Koehler entra em Cantanhede com vitória frente a Murta
Maria João Koehler, ex-número um portuguesa e atual 842.ª classificada do ranking mundial, garantiu esta terça-feira a qualificação para os oitavos-de-final do torneio secundário de Cantanhede, pertencente ao circuito ITF e dotado de 10 mil dólares em prémios monetários. A jogadora portuense de 22 anos aplicou um corretivo à amiga e compatriota Inês Murta, sexta pré-designada, e venceu por 6-0 e 6-1.
Num duelo de sentido único, Koehler, pentacampeã nacional e à procura da sua melhor forma, salvou todos os três pontos de break que enfrentou e quebrou o serviço da adversária em seis ocasiões. Na próxima ronda, a campeã do torneio em 2009 terá pela frente a equatoriana Mariana Correa, ausente do ranking mundial e oriunda da fase de qualificação.
Na jornada desta terça-feira houve mais dois encontros totalmente portugueses. Em duelos referentes à primeira eliminatória, Mafalda Fernandes derrotou Maria Palhoto, por 7-6(5) e 7-6(4), e Mariana Oliveira ultrapassou a convidada Sofia Sualehe, pelos parciais de 6-3 e 6-3, conquistando o seu primeiro ponto da carreira para o ranking principal do WTA Tour.
Nos restantes embates do dia, a portuguesa Cláudia Gaspar não resistiu à segunda cabeça-de-série da competição e cedeu por 6-2 e 6-1, frente à italiana Cristiana Ferrando. Ivone Álvaro, Beatriz Abreu e Inês Mesquita foram igualmente eliminadas na estreia. Ivone caiu às mãos de Julia Stamatova, primeira pré-designada, por 6-2 e 6-1; Beatriz saiu de cena perante Ainhoa Atucha Gomez, por 6-1 e 6-0; e Inês foi derrotada por Maria Martinez Martinez, sétima favorita, pelos parciais de 6-2 e 6-3.