Kiko Silva perde para Arnaboldi e o seu antidesportivismo e falha ‘quartos’ na Maia

Por Tiago Ferraz - Dezembro 3, 2020
frederico-silva2
FOTO: Beatriz Ruivo

Frederico Silva, número 183 do ranking ATP, que na última semana, jogou a primeira final Challenger da sua carreira em São Paulo falhou o acesso quartos-de-final do Maia Open depois de perder com um inacreditável Andrea Arnaboldi, 276.º da hierarquia mundial que já tinha eliminado o top 100 mundial Pedro Martínez.

O tenista caldense de 25 anos e antigo top 10 mundial de juniores dominou as operações do início ao fim do set inicial, mas acabou por perder com o italiano pelo parciais de 6-2, 4-6 e 5-7 naquele que foi o reencontro entre ambos depois da vitória do transalpino nos quartos de final em Parma.

No primeiro set Frederico Silva esteve bem e conseguiu fazer três breaks consecutivos, nos primeiro, terceiro e quinto jogos para ficar com uma vantagem clara de 5-0 a seu favor.

No sexto jogo, a servir para a vitória no set inicial, Frederico Silva vacilou (5-1), mas teve margem para fechar a primeira partida com um resultado de 6-2.

No segundo set o equilíbrio voltou a ser evidente uma vez que ambos tenistas chegaram quarto jogo empatado e sem registo de breaks.

No final do parcial Frederico Silva ainda encostou a 5-4, mas sofreu nova quebra de serviço logo a seguir e perdeu o segundo set (6-4).

No terceiro set Arnaboldi resolveu fazer das suas e revelou fraquezas físicas, mas teve episódios que roçaram o ridículo: depois de já ter parado o encontro para pedir assistência médica, o italiano parou no seu jogo de serviço para ir comer um suplemento ao banco eis que voltou a fazê-lo para ir comer…Num momento inacreditável em que o português vencia por 30-0.

A 2-2 Arnaboldi voltou a pedir assistência médica por causa…de uma dor no polegar em mais um momento inacreditável a que Frederico Silva não reagiu.

Até final Frederico Silva perdeu o seu serviço (5-3), mas fez o contra break logo a seguir ao oitavo ponto de break que teve à disposição (5-4) e fez o 5-5 logo a seguir com jogo em branco.

No 12.º jogo Frederico Silva cedeu o jogo e o italiano venceu o set e o encontro com um 7-5.

Na próxima ronda Arnaboldi vai jogar com o croata e 377.º ATP Duje Ajdukovic por um lugar nas meias-finais da prova maiata.

Tiago Ferraz
Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.